EDUCAÇÃO E CIDADANIA: AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE.


A Sociedade Esportiva Real Brasil em mais uma de suas ações, em parceria com professores comprometidos com a formação de cidadãos críticos, desenvolveu ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, um curso preparatório para o ENEM 2011 (exame nacional do ensino médio) o qual credenciam jovens a vagas nas universidades. O curso atendeu uma clientela de alunos selecionados de vários bairros de Chapadinha com o intuito de instruí-los não só com o objetivo específico do referido exame, bem como a prática de uma educação voltada para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Com aulas diárias de segunda a sexta, o curso contou com professores em diferentes áreas do conhecimento num completo processo interdisciplinar, tendo em vista que a educação tem um papel importante no processo de humanização e transformação da sociedade. Consciente de seu papel na sociedade chapadinhense, a Associação Real Brasil que já desenvolve inúmeros projetos sociais, desenvolveu tal ação alimentando expectativas futuras nos alunos que irão prestar o ENEM 2011.
Depoimentos de alunos:
“Observa-se que a Associação Real Brasil tem um destaque especial, força de vontade de lutar pela melhoria de vida e ampliação de perspectivas de um futuro melhor para crianças, jovens e adultos de Chapadinha. Eliane Rodrigues – aluna do curso”
Ana Paula
A Sociedade Esportiva Real Brasil vem desenvolvendo um trabalho social juntamente com a comunidade Chapadinhense e dando oportunidade para descoberta de grandes talentos, que até então se encontravam escondidos. Através das oficinas oferecidas pela entidade, como já são conhecidas pela maioria, muitas crianças e jovens têm hoje a chance de desenvolver aptidões como a habilidade pela música (violão, teclado, bateria), dança- através do balé, conhecimento em informática, e ainda podemos dar ênfase a mais uma conquista, que é o cursinho preparatório para jovens. Mas não podemos, contudo, direcionar a nossa visão somente para a realidade prática, pois por trás de todo esse trabalho, que depende do esforço de muitas pessoas envolvidas, as quais merecem reconhecimento e infinitos agradecimentos, existe também toda uma preocupação com a aplicabilidade de políticas integradoras de crianças e jovem existe também ainda, o resgate e o cuidado para que muitos destes, não se encontrem mais tarde envolvidos com drogas, roubos, prostituição e tantos outros problemas que assolam a sociedade atual.
É possível perceber que mesmo diante de um governo apático aos muitos problemas sociais, pessoas estão tendo a oportunidade de tomar um rumo diferente, e traçar outro futuro, contrário às desigualdades que insistem em fazer com que os indivíduos regridam. Atitudes de uma coletividade, como é o caso do ‘Projeto Vida’, fazem com que esperança seja uma palavra persistente, e a fé de que um dia as políticas públicas junto à sociedade civil, tomem forças e lutem para o melhor dos indivíduos, mas enquanto isso não acontece, são atitudes como essa que servem para tentar amenizar situações grotescas, que infelizmente não estão presente somente na cidade de Chapadinha, mas no mundo todo. Por isso, o Projeto Vida que já abraçou várias crianças, adolescentes e jovens, está de parabéns, neste contexto refiro-me também a comunidade que muito contribuiu e ainda contribui através de doações, apadrinhamentos e tantas outras formas solidárias, e que com toda certeza sem sua ajuda esse trabalho seria impossível.
É importante pensarmos que esses que hoje estão sendo beneficiados pelos trabalhos desenvolvidos no Projeto vida, juntamente com outros tantos serão o futuro dos nossos dias, das nossas esperanças e do nosso orgulho, mas isto só será possível, se os que em um passado não muito distante que também foram futuro, ou seja, nós demos a estes a oportunidade de ser futuro, com boa uma boa base. Esse trabalho que já rendeu frutos e que ainda muito promete, merece o apoio de cada um de nós, se é que nos preocupamos com algo além de nós mesmos. E para que pensemos em como podemos contribuir, deixo essa frase que recebi em um email e que muito chamou minha atenção: “Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo…, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.” Esse é o nosso papel.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: